Existem vários tipos de vistos para Portugal.
Eles se dividem em duas categorias: curta duração e longa duração.
Os vistos de curta duração não dão acesso ao Título de Autorização de Residência. Os vistos de longa duração (superior a um ano) possibilitam a obtenção da autorização de residência.
Os vistos de curta duração são:
E1 – Visto para tratamento médico;
E2 – Visto para transferência de cidadãos nacionais/OMC;
E3 – Visto para atividade profissional subordinada ou independente temporária;
E4 – Visto para atividade de investigação ou altamente qualificada;
E5 – Visto para o exercício de atividade desportiva amadora:
E6 – Visto para o cumprimento de compromissos internacionais e estudo;
E7 – Visto para o acompanhamento de familiar em tratamento médico.
Já os vistos de longa duração, são:
D1 – Visto de residência para exercício de atividade profissional subordinada (via contrato de trabalho e declaração do IEFP);
D2 – Visto de residência para empreendedores (via abertura de empresa ou exercício de atividade independente);
D3 – Visto de residência para o exercício de atividade de investigação ou profissional altamente qualificado;
D4 – Visto de residência para estudo, intercâmbio de estudantes, estágio profissional ou voluntariado;
D5 – Visto de residência no âmbito da mobilidade dos estudantes do ensino superior (indicado para estudantes que já estudam e residem na europa);
D6 – Visto de residência para efeitos de reagrupamento familiar;
D7 – Visto de residência para aposentados e possuidores de renda passiva (aposentadoria, aluguel de imóveis, aplicações financeiras, rendimento proveniente de trabalho remoto, etc).
Golden Visa – Visto especial para investidores (investimentos de valor elevado). Existem vários tipos de investimentos que se enquadram no Golden Visa. A maneira mais utilizada é a aquisição de imóvel de valor superior a 500.000,00 euros.
Startup Visa - O programa Startup Visa destina-se a empresários estrangeiros interessados em criar uma empresa inovadora no país (Startup) e, consequentemente, obter uma autorização de residência em Portugal. O objectivo do programa é atrair talento, inovação e investimento para Portugal.
Os vistos devem ser solicitados no país de origem e podem ser, ou não, assessorados por um profissional. Após a emissão, terão a validade de 4 meses. O requerente terá esse prazo para vir para Portugal e posteriormente, comparecer ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para converter o visto em autorização de residência, e esta, será renovável de acordo com a data estipulada no documento e preenchimento dos requisitos.
Após 5 anos de residência legal em Portugal, é possível obter a nacionalidade portuguesa.
Quer saber mais? Entre em contato conosco!
Very happy to find a service for remote workers seeking to migrate to Portugal. There is so much conflicting and misinformation online. I appreciate the information and look forward to our consultation. 😊